terça-feira, 31 de maio de 2011

LE FOTOGRAFIE e un pò di ZUCCHERO

Nestes últimos dias andei lidando com o universo da fotografia.
E durante o tempo que permaneci no Largo da Ordem - Centro Histórico de Curitiba, chamou-me a atenção a quantidade de máquinas fotográficas preenchendo as mãos e olhares de tantas pessoas. A  fotografia é uma linguagem artística envolvente e
nos dias atuais possibilita a apropriação e moldagem do
imaginário individual e coletivo. Vivemos em uma sociedade imagética e a fotografia atende rapidamente aos anseios do olhar.


Parto de uma fotografia da mostra IMMIGRAZIONE ITALIANA



Nonno Virgilio Scremin


Fotografia de LIZ WOOD em exposição no Memorial de Curitiba

para uma série fotográfica no vídeo do importante
cantante italiano Zucchero. Approfitatte!!!


Per coloro che vogliono seguire il testo della canzone guardare
il video musicale "Cosi Celeste"






IMMIGRAZIONE ITALIANA


Como eram e o que pensavam aqueles italianos que por aqui aportaram em 1870?  Famintos, cansados e talvez decepcionados, como nós quando viajamos com expectativas fantasiosas a respeito de outro país. Com uma diferença gritante: nós sempre temos o dia de retorno agendado, enquanto eles não tinham opção. Foi necessário o sacrifício de uma ou mais gerações para  a estabilidade e cidadania plena neste e nos demais países de imigração italiana.  


Quando olho uma fotografia de um passado distante observo primeiramente os olhares, tentando entender os sentimentos.
Depois esmiuço atentamente todos os detalhes buscando pistas para desvendar a história daqueles personagens. Se encontro informações reais sobre o que permanece estático no quadro, avanço na minha pesquisa. Senão, crio meu próprio enredo.


Sou  da geração que vive a estabilidade conquistada por 
130 anos de presença da italianidade no Brasil. Mi sento
moltissimo bene di far parte di queste fotografie.


                                    Famiglia Ceronato di Santa Felicidade


A partir de 28 de maio até 05 de junho de 2011, Curitiba viverá
uma semana dedicada à Itália. Serão muitos eventos que você 
pode conferir no site  www.miacaracuritiba.com 






 Assisi e il paesaggio della Umbria


Desde pequena sempre escutei falar de São Francisco de Assis, ou pelos meus pais Onório e Noêmia, que são extremamente envolvidos com a religião católica, ou na comunidade aonde vivíamos, repleta de descendentes italianos. Protetor dos animais e da natureza, São Francisco deixou a riqueza pela vida simples dedicada a Deus e a bondade. Na adolescência fiquei emocionada ao assistir o filme " Irmão Sol, Irmã Lua" sobre a bela  história deste homem que, através de sua visão positiva da natureza e do ser humano, impregnou o imaginário da sociedade da época colaborando na formação da filosofia renascentista. E... na fase adulta fui conhecer a cidade de Assis. Claro, que carregando dentro de mim a imaginação infantil, porém com um dado importantíssimo relacionado à arte em minha vida: "Os Afrescos de Giotto". São 28 afrescos que narram a vida de San Francesco d´Assisi e que revolucionaram a arte abrindo os olhos do mundo para a beleza das coisas simples da vida.




Giotto ha introdotto la prospettiva nella pittura, ma anche i sentimenti umani e gli elementi semplici, iniziando una nuova era nell' arte.


Assis é uma bela cidade no alto do Monte Subasio. 
E lá no alto....
as emoções acabam por aflorar.




                                           Assis ao alto






      E ao chegar lá em cima, o olhar se perde na imensidão do vale




Assis fica em uma  região chamada Umbria, de vastas colinas ondulantes, vinhedos, oliveiras e ciprestes. Paisagens próximas a Assis são sinônimos de idílio italiano. 




Esta região, incluíndo  a cidade santuário de Assis estão no roteiro da viagem que Ademir Brandalise faz há mais de 20 anos para ITÁLIA, FRANÇA, SUÍÇA e ALEMANHA. A Associação Brasilità  tem uma parceria com esta iniciativa que acontecerá entre 20 de setembro a 10 de outubro de 2011, proporcionando ao associado condição especial de pagamento.
Maiores informações pelo e-mail da associação: assoc.brasilita@gmail.com  ou pelo telefone 99763438/ Ademir








ESTUDAR ITALIANO NA ITÁLIA


Quando há vontade de aprender um idioma nada melhor do que fazer uma imersão no lugar onde ele é falado quotidianamente. Participei de uma experiência assim em 2006. Vivi em uma pequena cidade italiana, chamada Belforte all'Isauro, na região Marche, por 30 dias, estudando e praticando o italiano com os moradores do local. Foi uma experiência ótima. Quem tiver interesse e não puder permanecer muito tempo fora do país, sugiro uma imersão em RIMINI, na Escola TIBERIUS INTERNACIONAL. Lá estão trabalhando nossos amigos e associados Claudia Cappellini e Daniele Mandorli em um projeto bacana com a música italiana.

A cidade de Rimini é litorânea na região da Bassa Romagna, balneário movimentado e com vida cultural intensa. Cidade de muitas ruínas romanas e construções renascentistas, lojas elegantes e ótimos restaurantes.




Para conhecer melhor a Escola Tiberius click no link:


                 http://www.tiberius-international.com/brasil/main.html


Para obter maiores informações sobre o programa de curso de italiano em Rimini, com duração 30 dias (hospedagem inclusa), e com a simpática atenção de Claudia e Danielle,  mande um e-mail para: 
                                assoc.brasilita@gmail.com



Aproveitando o momento em que falamos sobre aprendizado sugiro um filme sobre uma pessoa que tanto fez pela educação dos pequenos, MARIA MONTESSORI. Uma das maiores humanistas do séc.XX, que combateu, com coragem, o mundo dos homens para iluminar o mundo de nossas crianças. 


        "Una donna avanti dal suo tempo."





                                                                                        

Viajando pela Itália




"A SEDUÇÃO DE MOVER-SE" assim Robert Louis Stevenson definiu com tanta propriedade  o encantador Verbo VIAJAR. A simples possibilidade de uma viagem curta já remete a uma sensação gostosa. Longa e para outro país, nossa!!!... Dá para encher uma mala de sensações e emoções.
E se o destino for  a ITÁLIA, teremos assunto para muitas conversas. Em 2009 um grupo de associados Brasilità foi curtir a primavera na Sicília. Voltaram empolgados com a beleza das paisagens, cultura rica em diversidades, vinicultura e culinária saborosíssima.

Guarda  il gruppo davanti al tempio dorico a Segesta - Attilio Molossi, Sonia Souza, Ana Paula D'Almeida, Nadia Gottert, Ari José Roman, Francisca Tarartuch, Solange Tavares Alberti, José Alberti, Onório Romano Alberti e Mario Molossi.






Minha cunhada Solange gostou muito de Taormina: "A mais turística cidade da Sicília. A cor e transparência do mar não tem igual. Local de alamedas chiques, ruas e pracinhas charmosas. No alto um anfiteatro construído pelos gregos há 2.300 anos até hoje usado para espetáculos graças a sua maravilhosa acústica. E,  para  completar, o vulcão Etna dominando a paisagem." 
(Solange Tavares Alberti)


                                      
Já meu irmão perdeu o folego em.... "Erice, uma  cidadezinha  erguida no cume da montanha. De um fascínio único e panoramas incríveis. Emociona pelo aspecto dos palácios, das ruelas, das igrejas e da intacta muralha, Inesquecível! (José Osvaldo Alberti). 


Nossa presidente Laura Piazzetta Amorim nos enviou mensagem lembrando a beleza das paisagens primaveris na Itália. Um festival de cores e dias de clima agradável."Italia è tutto fior. Campo di Papaveri in Toscana".  






Tiramisù


Dopo una giornata stressante di lavoro niente come andare in cucina e preparare qualcosa da mangiare.

Hoje lembrei do Tiramisù delicioso que comi em Firenze e jamais  esqueci..............

A história do Tiramisù  é longa e caprichosa. Conta-se que começou como um doce típico de Siena, chamado sopa do Duque. Chegou a Florença há alguns séculos e aí trocou o nome original pelo de sopa inglesa, voltando a ser batizado mais recentemente, como TIRAMISÙ. Existem muitas versões desta sobremesa. Em geral, prepara-se com Savoiardi, uns pequenos biscoitos fofos e achatados (como os biscoitos champanhe).

Para você experimentar esta delícia italiana encontrei um video que explica muito bem como fazê-la.