sexta-feira, 13 de novembro de 2015



Prezados associados e amigos da Brasilità.
Convidamos a todos para o " Jantar Serata Brasilità 2015 ", que acontecerá na noite de 20 de novembro de 2015, às 19:30hs, no Buffet Terra Pampeana - Rua Hélio Dirceu Woitikiw, n° 203, Pinheirinho - fone 3339-4254.
O menu será variado: 4 tipos de carnes, arroz carreteiro e branco, massas, saladas, verduras, sobremesa, água e refrigerantes ( vinhos e cerveja à parte ).
Valor do jantar : R$ 40,00 por pessoa.
Durante o jantar haverá sorteio de alguns brindes e uma bela colcha de fuxicos que está sendo preparada pelas mulheres da Associação Brasilitá e ACAI - Associação Cristã dos Artesãos Italianos.
Se alguém quiser colaborar poderá entrar em contato que ainda temos bilhetes desta rifa. O valor arrecadado será utilizado em prol dos idosos do Asilo São Vicente de Paulo no Juvevê.

                                     Vi aspettiamo!

Contatos : Marisa - 9524-5100 / 3274-0770
                 Laura   - 3338-8928

terça-feira, 7 de julho de 2015

Vini&Formaggi è buono con il freddo

Nesta sexta-feira, 10 de julho, temos um encontro à partir das 17h lá no
Espaço Assessore - Rua Jornalista Caio Machado,678 no bairro
Santa Quitéria - 99795508
E com este friozinho vai muito bem degustar vinhos com queijos, pães e patês.
Estamos esperando vocês.





Guia geral de harmonização

Nunca é demais lembrarmos que cada queijo, assim como cada vinho, possui características particulares que podem variar não apenas dentro dos grupos, mas mesmo entre dois queijos do mesmo tipo de produtores diferentes. Além disso, as preferências pessoais devem ser sempre seguidas. Portanto, como toda sugestão de harmonização, o melhor caminho é recorrer aos testes empíricos e não adotar as recomendações dogmaticamente.
Como guia, podemos sugerir que os queijos frescos e os frescos curados sejam harmonizados com vinhos brancos leves, frutados e refrescantes, com acidez elevada (para equilibrar com a acidez dos queijos), como os Sauvignon Blanc, Albariño e Muscadet ou espumantes.
Os brancos moles também são acompanhamento perfeito para os espumantes, sobretudo Champagne, seja pelo equilíbrio na acidez, seja pelo enfrentamento do sal moderado do queijo pela efervescência do vinho, mas aceitam parcerias vencedoras com Riesling e Gewürztraminer. A remissão a cogumelos, usual nos queijos desse grupo, abre espaço para os Pinot Noir frutados e com taninos macios.
Um traço marcante dos queijos semimoles é uma doçura discreta, o que cria o pano de fundo perfeito para os brancos aromáticos, principalmente os Gewürztraminer e os Riesling, mas também Vermentino, Arneis, Grüner Veltliner e mesmo Torrontés. Entre os tintos, os leves e frutados como Pinot Noir, Beaujolais, Barbera e Dolcetto são opção para quem não abre mão de algum tanino.
Os queijos duros têm sabores mais fortes e complexos e, agora sim, os tintos encorpados entram em cena. Nesses queijos, a acidez é atenuada pelo tempo, o que evita a disputa com os taninos dos tintos. Assim como presença do sal não é suficiente para o conflito. É preciso corpo para enfrentar a riqueza dos queijos duros. As opções se iniciam com os clássicos italianos, Chianti, Brunello, Barolo e Barbaresco e seguem pela França com os vinhos do Rhône e de Bordeaux. Entre os queijos duros mais tradicionais estão o Parmigiano Reggiano, o Grana Padano, o Pecorino e o Cheddar maturado.
O sal dos queijos azuis se aproxima do limite para os vinhos tintos. Alguns dos tintos encorpados citados no grupo anterior, sobretudo os Barolos e Barbarescos, podem enfrentar os queijos azuis, mas, certamente, não produzirão a mesma satisfação que os vinhos doces. O contraste do salgado com o doce, mais o traço de caramelo dos queijos, resulta em harmonizações clássicas. As particularidades de cada queijo azul conduzem a uma linha sutilmente diferente entre os doces. Assim, o Stilton é imbatível com um Porto Vintage, o Roquefort com um Sauternes e o gorgonzola com um Porto Tawny.

Original: http://revistaadega.uol.com.br/artigo/queijos-e-vinhos-pares-perfeitos_3311.html#ixzz3fDbgAtQR

terça-feira, 30 de junho de 2015

Happy Hour com Queijos e Vinhos Vini & Formaggi

Convidamos associados e amigos para uma pequena degustação de queijos e vinhos na sede da Associação Brasilità. Acontecerá na sexta-feira 10 de julho de 2015, a partir das 17h, na Rua Jornalista Caio Machado, 678 - Santa Quitéria. Teremos pães e patês como acompanhamento.





Venite chiacchierare un pò e gustare sapori diversi!  

Maiores informações: molossi@assessore.com.br



sábado, 4 de abril de 2015

BRASILITÀ E A AÇÃO SOCIAL

Em dezembro de 2014, a Associação Brasilità fez uma doação de parte dos recursos de suas atividades para a Creche Anjo da Guarda de Campo Largo


Parte da nova diretoria 2015/2016 esteve presente para a entrega dos recursos às diretoras da creche




A Presidente da Brasilità Laura Piazzetta entrega o cheque à Diretora Miriam Filla 


As crianças atendidas na creche estavam curiosas com as visitas



E... 
na Páscoa de 2015 houve a doação de doces para 150 crianças do Centro Social Marello, localizado no Bairro do Portão - Curitiba - PR.








As crianças receberam com muita alegria os membros da diretoria, mas a atenção maior estava...
nos doces, é claro.


A alegria dos pequenos contagiou a todos os visitantes 




Hummmm!!!


José Osvaldo Alberti cuidou das devidas relações institucionais


Um agradecimento especial para as "Tias" Edna Cogo, Sônia, Solange, ao José Osvaldo e, claro, para a Giovana Tavares Alberti que fez as lindas fotos desta ação social da Brasilità!


FELIZ PÁSCOA A TODOS!

CIAOOOO BRASILITÀ!



segunda-feira, 16 de março de 2015

SERATA BRASILITÀ 2014

Un incontro da ricordare!

Com alegria e festejos a Associação Brasilità realizou, no dia 24 de outubro, sua festa de confraternização entre associados e amigos. O belo encontro chamado Serata Brasilità 2014 aconteceu no restaurante Cascatinha em Santa Felicidade.


Novos membros da diretoria tomam seus postos como a sempre alegre Edna Cogo, a venetíssima Marisa Zanatta, com o  casal  competente recém-emigrado de São Paulo, Jorge e Sonia Alberti. Continuam em campo: José e Solange Alberti, Luis Molossi, Laura Piazzetta e Amorin. Leila Alberti estava em viagem de estudos neste período. 


As responsáveis pelos detalhes do evento.





A turma que foi à Sicília em 2009 por conta do Projeto "Vinífera Ilha" da Brasilità se reencontrou e matou saudades.


Houve sorteio de brindes que trouxe expectativas...


As crianças sempre dão um toque de alegria espontânea.



E teve até baile...


A boa música do Trio Favetti acolheu os mais de 100 participantes.




Os "gaudérios" Claudino Previatti e Attilio Molossi puderem mostrar seus dotes vocais.




E os "primos" Alberti & Pagliari marcaram presença.




E, a grata surpresa da noite, Claudio Spagnol "soltou" sua bela voz e encantou a todos na 

Serata Brasilità 2014. Grazie della tua partecipazione Claudio!




Muito obrigado a todos. Até o próximo encontro. Ciao a tutti e arrivederci!

Crédito fotográfico: Giovana Alberti https://www.facebook.com/studio30curitiba?pnref=story