quarta-feira, 26 de outubro de 2011

FACCIAMO IL CAFFÈ




Os italianos não inventaram o processo de como fazer o café, mas foram eles que aperfeiçoaram a ponto de fazer o melhor cafezinho - e porque não dizer - criaram um hábito cultural e de comportamento que virou um vício nacional e que em Curitiba cresceu, a olhos vistos, em número de cafeterias nesta última década. Não conheço todas, mas vou indicar duas que gosto muito e deixo em aberto para sugestões de outras e também de cafés em modos diversos para que todos possam assaggiare




Cappuccino delicioso é no Café Zurich e o melhor espresso é no Lucca Cafés Especiais (bebida encorpada e com baixa acidez)

 


Um caffè espresso (frequentemente referido como expresso) é uma bebida à base de café preparada através da passagem de água muito quente (mas não fervente) sob alta pressão pelo café moído. O café expresso tradicional, em máquina profissional, é feito sob a pressão de 900–1000 kPa (9–10 atmosferas ou bars).
Uma definição mais qualitativa do café expresso inclui uma maior consistência que o café coado (conhecido como café de saco em Portugal), uma quantidade maior de sólidos dissolvidos por volume e sua medida geralmente realizada em doses (shots). O expresso é quimicamente complexo e volátil e muitos de seus componentes químicos se perdem por meio da oxidação ou perda de temperatura.
Um café expresso bem tirado possui três partes principais: coração, corpo e espuma — sua característica mais marcante: a espuma de cor semelhante ao caramelo-escuro que permanece sobre a superfície do expresso, composta por óleos vegetais, proteínas e açúcares.
Como resultado do processo de extração sob alta pressão, todos os sabores e substâncias numa xícara de café expresso estão concentrados. Algumas pessoas preferem uma dose (shot) de café em vez de uma xícara maior em que estes elementos estão mais diluídos. Também devido à sua concentração de componentes, o café expresso é muito utilizado como ingrediente em outras bebidas à base de café, como caffellatte e cappuccino.
Foi criado e desenvolvido na Itália desde o início do século XX, mas até a década de 1940 era preparada sob
pressão de vapor. Sua invenção é atribuída ao milanês Luigi Bezzera em 1901, mas o termo "espresso" (expresso)
surgiu por volta de 1946 com a comercialização das máquinas do inventor Achille Gaggia e a popularização deste
processo de extração do café.



                                    

 

Vejam neste vídeo os detalhes deste belíssimo ritual italiano


Nenhum comentário:

Postar um comentário