VALERIO FESTI - L' Architettura della Luce. Un italiano a Curitiba con uno spettacolo di Natale
Concebida pelo italiano Valerio Festi, a armação, instigante visualmente pela variedade de formas que a compõe em sucessivos planos, traduz o conceito que o artista, poeticamente, chama de “arquitetura de luz”. No caso curitibano, essa estrutura formará uma galeria onde acontecem uma série de apresentações do espetáculo Desfile da Luz, fruto da parceria criativa entre Festi e a diretora artística Monica Maimone. Festi, natural de Bolonha, contou que o espetáculo tem como ponto de partida o momento no qual os Três Reis Magos, em 21 de dezembro, data do solstício de inverno (no Hemisfério Norte, quando ocorre a noite mais longa do ano), avistam a estrela-guia (ou cometa) que os conduziriam à cidade de Belém, na antiga Galileia, local de nascimento do menino Jesus. “Esse é um acontecimento importante não apenas para o cristianismo, mas também para as demais religiões monoteístas, como o judaísmo e o islamismo”, diz. Para se ter uma ideia, Desfile da Luz conta com temas de compositores que vão do erudito Heitor Villa-Lobos ao experimental Tom Zé, passando por Ennio Morricone, gênio italiano das trilhas sonoras de filmes como A Missão, Era Uma Vez no Oeste e Cinema Paradiso.
Responsável pela arquitetura natalina externa das Galerias Lafayette, grande complexo comercial em Paris, na França, e pela elaboração de espetáculos importantes, como a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Turim de 2006, entre muitos outros, Festi e sua equipe vêm trabalhando no Brasil há um ano.
Fizeram no Centro do Rio de Janeiro o espetáculo Ensaio sobre a Beleza, que abriu, em setembro último, o Momento Itália-Brasil. Em maio deste ano, na Praça Generoso Marques, elaborou, também ao lado de Monica Maimone, Mia Cara Curitiba(www.miacaracuritiba.com), em celebração à imigração italiana.
O toque curitibano será dado pelos bailarinos da Companhia de Dança Masculina Jair Moraes, que fecham o espetáculo com os Elfos do Natal.
A Galeria da Luz e as apresentações acontecem na Rua XV de Novembro, entre as Ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto até o dia 6 de janeiro. Sonorização de 1º a 23 de dezembro, das 20 às 24 horas.
assista também o vídeo: www.gazetadopovo.com.br/cadernog
Valerio Festi, na Rua XV, posa com sua criação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário